Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mitologia em Português

Mitologia em Português

O segredo do Adamastor

O Adamastor de Lisboa

Em Lisboa, mais precisamente no Miradouro de Santa Catarina, pode ser encontrada a estátua acima. É o Adamastor, um gigante muito conhecido do quinto canto dos Lusíadas de Camões, mas a figura camoniana tem um segredo...

 

Se os contornos da figura do Adamastor foram invenção de Camões, o gigante já existia anteriormente, sendo conhecido pelo menos desde o século III d.C. como Damastor (em Claudiano) ou Adamasthor (em Sidónio Apolinário). Em ambos os casos, o nome deste gigante é mencionado num contexto de uma gigantomaquia, sendo por isso possível que o nome até já viesse de um mito anterior, potencialmente grego, já que o nome Adamastos (Αδαμαστος) significa "Indomável".

 

E, no contexto da obra de Camões, o significado do nome faz todo sentido - os Portugueses chegam ao Cabo das Tormentas, conquistam pela primeira vez o "Indomável", e recebem então um sinal de boa esperança para a continuação da sua viagem.

~~~~~~~
Se gostam destes temas podem ir recebendo as nossas novidades, de forma rápida e gratuita, introduzindo o vosso e-mail abaixo e confirmando a subscrição:

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.