Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mitologia em Português

29 de Agosto, 2019

Os amores do Rei Salomão e da Rainha de Sabá, ou um destino da Arca da Aliança

Poucas histórias parecem fascinar tanto a humanidade como a do destino final da Arca da Aliança, a tal onde estavam encerradas as duas tábuas dos Dez Mandamentos. A sua redescoberta poderia provar a veracidade dos textos bíblicos, mas pouco se sabe da sua localização após a perda do Primeiro Templo de Jerusalém, o mesmo que foi eregido pelo Rei Salomão. Existem, aqui e ali, uma e outra hipótese, mas a que apresentamos aqui hoje é intrigante quanto pouco conhecida na cultura ocidental.

Os amores do Rei Salomão e da Rainha de Sabá, ou um destino da Arca da Aliança

Segundo o Kebra Nagast, um épico etíope que poderá datar do século XIV (o texto diz tratar-se de uma suposta tradução do copta para o árabe e depois para a língua local), quando o Rei Salomão e a Rainha de Sabá se encontraram em Jerusalém - como nos diz o Antigo Testamento - aconteceu também algo que o texto bíblico não preserva - a rainha, aqui chamada Makeda, engravidou e teve um filho do monarca, a que viria a dar o nome de Menelik. Será que, então, Salomão casou com a Rainha de Sabá? Não - segundo o texto desta obra, esta gravidez aconteceu apenas porque, entre outras razões, Salomão queria engravidar o maior número possível de mulheres, de forma a propagar a crença em um deus único (e não estamos a brincar, é mesmo isso que o texto afirma).

 

Alguns anos depois, Menelik foi a Jerusalém conhecer o pai. Quando voltou à Etiópia trouxe consigo a Arca da Aliança. Não se tratou de um roubo (!), o texto deixa claro que a Arca apenas foi levada por vontade divina, em parte devido à piedade do jovem e em parte porque Salomão andava a transgredir as regras que Deus lhe tinha imposto.

 

As aventuras mencionadas no Kebra Nagast poderiam tratar-se de histórias lendárias como muitas outras, mas a Igreja de Santa Maria de Sião, na cidade etíope de Axum, supostamente ainda tem no seu interior a Arca da Aliança, a mesma que dizem que Menelik trouxe do reino de Salomão. Porém, antes que se metam num avião para a re-encontrar, convém frisar que o local não está aberto ao público, nem é possível ver o tão famoso ítem. É possível que Edward Ullendorff a tenha visto durante a Segunda Guerra Mundial e afirmado que é uma cópia sem muito valor, como detalha este artigo, mas pouco mais sabemos sobre ela. É, por isso, uma possibilidade, mas também um beco sem saída.

 

Se existem várias outras histórias apócrifas que unem em laços amorosos a Rainha de Sabá e o Rei Salomão, chegando ao ponto de existirem até livros e filmes sobre o tema (como o da imagem ali em cima), esta parece ser uma das mais antigas referências a um potencial filho de ambos. Mas, se esse é o episódio central e fulcral do Kebra Nagast, esta obra também tem menções a vários outros mitos cristãos, desde a criação do Homem no Paraíso até às muitas sequências do Antigo Testamento que previam a vinda de um Messias (e que o texto descrimina de uma forma inesperadamente directa). Tem alguns momentos puramente belos (como as frases de Salomão sobre a natureza do conhecimento humano), mas, talvez mais que tudo, é notável pela forma como re-escreve e adapta alguns mitos bíblicos a um contexto africano.

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!

2 comentários

Comentar publicação