Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mitologia em Português

Mitologia em Português

06 de Junho, 2020

Os Documentos Takenouchi e a (falsa) lenda de Jesus no Japão

Um Jesus Japonês?!

Há já alguns anos que nos contaram uma estranha lenda de Jesus no Japão (já lá iremos). Na altura não pudemos deixar de estranhar a referência, pelo que quando inquirimos mais sobre a fonte dessa informação, falaram-nos de uns Documentos Takenouchi japoneses, supostamente muito antigos, que preservavam toda essa história. E, na verdade, quem procurar pela internet esta mesma lenda - que iremos contar mais abaixo - poderá encontrar, repetidamente, essa mesma informação, atribuída sempre à mesma fonte literária. Porém, poucos parecem ter-se feito uma questão muito crucial - afinal, o que são os Documentos Takenouchi?

 

Na verdade, diz-se que os Documentos Takenouchi são um conjunto de textos que, alegadamente, preservavam toda a pré-história e história secreta da humanidade, desde a criação do universo até há poucos séculos atrás. Foram escritos em "caracteres divinos", há cerca de 1500 anos traduzidos para Japonês (como isso foi feito não é totalmente claro), passaram de mão em mão até meados do século XX, e depois os seus originais foram destruídos durante a Segunda Guerra Mundial, juntamente com um conjunto enorme de ítens lendários e mágicos. Isto é o que se alega, mas sem provas de maior, e há que ter isso em conta quando forem lidas as linhas seguintes.

 

Entre as histórias que os Documentos Takenouchi continham estava relatado, por exemplo, que os nomes de Adão e Eva tinham provindo de um antigo rei chamado Adão-Eva; que Moisés tinha sido sepultado no Monte Hodatsu (onde escreveu outros Dez Mandamentos); que o Japão era o centro do mundo e o Japonês a língua primordial; que dados reis antigos tinham viajado por todo o mundo em máquinas voadoras; e outras coisas da mesma natureza. E é nesse mesmo contexto que surge, depois, uma lenda que diz que Jesus Cristo está sepultado no Japão, mais precisamente no local visto abaixo, próximo da cidade de Shingo:

O que diz essa suposta lenda de Jesus no Japão? Podemos resumi-la, seguindo as linhas dos Documentos Takenouchi - por volta dos seus 20 anos, Jesus Cristo viajou por todo o mundo em busca de conhecimento, passando no Japão, onde estudou num mesmo santuário em que figuras tão ilustres como Buda e Maomé também estudaram. Depois, voltando ao Médio Oriente por volta dos 33 anos, não foi crucificado (um irmão dele, Isukiri, ofereceu-se para tomar o seu lugar nessa punição capital), e fugiu novamente para o País do Sol Nascente, onde viria a morrer aos 108 anos.

 

Histórias (apócrifas) como estas, de um Jesus no Japão, abundam na mesma fonte literária, mas naturalmente que parecem muito menos credíveis quando são mostradas assim, no seu contexto original. Agora, se os textos originais não estão disponíveis - foram destruídos, como já foi dito acima - quem for ler... bem, hoje nem é preciso irem ler nada, vejam antes estes dois vídeos oficiais e tirem as vossas próprias conclusões:

Pense-se, para terminar, em toda esta situação. Os Documentos Takenouchi não estão disponíveis para análise ou leitura directa; a informação que temos sobre eles chegou-nos numa obra literária de Wado Kosaka (que, por mera coincidência, se diz "Cosmo-arqueólogo"); e eles são a única fonte literária desta lenda de um túmulo de Jesus no Japão, que o turismo local de Shingo certamente agradece. Mas... parece-vos verdade, tudo isto? Mais que uma lenda, talvez fosse muito mais correcto é chamar puro mito à presença de Jesus, ou de um seu túmulo, nessas terras do oriente...

~~~~~~~
Gostas de temas como este? Podes seguir-nos no Twitter, no Facebook (novo), ou receber as nossas novidades no teu e-mail de uma forma simples, rápida e gratuita!



Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.