Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mitologia em Português

04 de Agosto, 2020

Sobre os Cedros do Líbano

Dado o que se passou recentemente no país em questão, achámos que poderíamos contar uma pequena curiosidade bem relacionada com esse país, uma espécie de lenda que nos fala sobre os Cedros do Líbano.

Um cedro do Líbano

O que vêem na imagem acima? Para a maior parte das pessoas a resposta poderá até ser "uma árvore", mas é, mais precisamente, um cedro. O que estas árvores têm de especial é o facto de ao longo dos séculos terem obtido um estatuto de enorme fama, ao ponto de diversas histórias se referirem aos lendários Cedros do Líbano. Apenas para dar dois exemplos, a grande floresta destes cedros, no Líbano, foi o palco do famoso confronto de Gilgamesh com Humbaba, e a enorme beleza destas árvores é mencionada mais de uma centena de vezes na Bíblia; numa delas, de um homem muito amado é até dito algo como "a sua aparência é como o Líbano, excelente como os seus cedros" (Cântico dos Cânticos 5:15). Isto, naturalmente, pode levantar uma questão - o que têm de especial estes lendários Cedros do Líbano?

 

Há já alguns anos uma pessoa que viveu nesse país deu-nos uma resposta sucinta - são uma espécie de melhores cedros do mundo, cuja qualidade supostamente ultrapassa a de todos os outros. Não sabemos, admita-se, como se avalia a qualidade de uma árvore, seja esta ou qualquer outra, mas diz a tradição que se precisarem de madeira de um cedro, estes são os melhores que poderão encontrar (e por isso quase que se extinguiram, mas isso já são outras histórias...). E assim, com esta pequena curiosidade, deixamos aqui um pequeno voto de apoio para o Líbano dos cedros e das pessoas que lá vivem...

Gostas de mitos, lendas, literatura ou curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é gratuito e poderás aprender muitas coisas novas!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.