Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mitologia em Português

28 de Julho, 2020

Os "Protocolos dos Sábios de Sião"

Seguindo o tema de domingo passado, por outro lado existem textos que já há muito que deveriam ter desaparecido, e um deles é conhecido por Protocolos dos Sábios de Sião, ou simplesmente por Protocolos de Sião. Claro que poderá parecer estranho que se advogue também uma censura deliberada de alguns textos, mas quem já conhecer o conteúdo desta pequena obra depressa compreenderá a razão para tal - é talvez o mais abominável de todos os textos anti-semitas que chegaram aos nossos dias, essencialmente dando a entender que existe uma conspiração judaica para controlar todo o mundo, chegando ao ponto de ter inspirado Adolf Hitler para muitas das suas acções.

Capa do original dos Protocolos dos Sábios de Sião, na versão russa

Quem for ler estes Protocolos dos Sábios de Sião - não recomendamos, é uma perda de tempo - poderá notar que se refere a uma conferência que supostamente teve lugar, e onde alguns eminentes judeus discutiram o seu plano maquiavélico para controlar o mundo - e é nesse contexto que o texto é demasiadas vezes utilizado, para justificar perseguições como as da Segunda Guerra Mundial - mas quem for ler o mesmo texto de forma crítica poderá aperceber-se que estes Protocolos dos Sábios de Sião são completamente falsos, e criados na Rússia numa altura em que se perseguiam os judeus, de forma a legitimizar, para o público mais geral, o quão justa essa perseguição era, numa espécie de horrenda bipolaridade, "são eles... ou nós!"

Como sabemos que é tudo falso? Desde conter o uso de expressões que nenhum Judeu utilizaria, até ideias e frases completamente plagiadas de fontes literárias tão famosas como as obras de Montesquieu e Maquiavel, num dado instante chega mesmo a mencionar o deus indiano Vishnu (porque o faria algum crente do Judaísmo?!), entre outras coisas que qualquer pessoa minimamente inteligente não poderá deixar de notar, só não vê essa falsidade quem não o quiser ver.

 

Estes Protocolos de Sião são, assim, uma espécie de fake news, urdida para semear o ódio perante uma dada religião, e só é pena que muitos tenham sido aqueles que no passado não conseguiram ver a verdade por detrás do documento. Há muito que deveria ter sido exposto pela grande falsidade que é, em vez de pela ilusão que foi causando ao longo das décadas...

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.