Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mitologia em Português

24 de Julho, 2016

Porque os Papas mudam de nome quando são eleitos?

É daquele tipo de questões que as pessoas por vezes se colocam - porque os Papas mudam de nome quando são eleitos?

Porque mudam os Papas de nome quando são eleitos?

Há uns dias foi-nos feita esta pergunta. Queriam saber a razão pela qual os Papas mudam de nome quando são eleitos; recorde-se, por exemplo, que João Paulo II se chamava antes Karol Wojtyła, que Bento XVI já teve o nome de Joseph Ratzinger, e que aquele que ocupa agora o trono de S. Pedro tem o nome de Francisco, mas já se chamou Jorge Bergoglio. Mas porque têm estas alterações lugar, sabem? Afinal, porque mudam eles de nome quando são eleitos?

 

Então, o primeiro Papa a mudar de nome foi João II, no já-distante ano de 533 d.C. Segundo nos conta a história ele chamava-se originalmente Mercúrio - como o deus latino, o Hermes dos Gregos - razão pela qual pensou tratar-se de um nome completamente inapropriado para a posição que ia ocupar. Depois, esta alteração de nomes foi muito pouco usada até cerca do ano de 1009, altura em que surgiu um tal Pietro Buccaporci (algo como "Pedro Boca-de-Porco"), que optou pelo nome de Sérgio IV.

Assim, porque os papas mudam de nome quando são eleitos? Talvez para evitar que um problema semelhante voltasse a alguma vez tomar lugar, os sucessores de Pietro Buccaporci optaram todos por mudar de nome. De facto, se antes a maior parte dos papas até tinha optado por manter os seus nomes (por exemplo, o quarto papa de nome João tornou-se João IV, o segundo Pelágio tornou-se Pelágio II, o terceiro Félix foi Félix III, etc.), depois deste Sérgio IV os papas parecem ter alterado o seu nome, com, por exemplo, Teofiláto a tornar-se Bento IX, ou o hispânico Pedro Julião a tornar-se João XXI, tradição que se manteve até aos dias de hoje, talvez mais por hábito e tradição do que por uma necessidade real.

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.