Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mitologia em Português

03 de Julho, 2020

Porque tem "rapariga" um significado negativo no Brasil?

Para quem vive em Portugal, rapariga é uma palavra como qualquer outra. Significa apenas jovem, moça, uma menina com pouca idade. Porém, para muitos dos leitores que vivem no Brasil essa é uma palavra com um espírito bastante diferente, com conotação e significados muito negativos - para eles, rapariga significa é prostituta, puta, ou algo do mesmo género. Felizmente, muitos dos brasileiros que vêm a Portugal sabem disto, raramente se ofendendo com o uso local da palavra, mas a situação não pode deixar de nos suscitar uma dúvida - na verdade, porque tem "rapariga" um significado negativo no Brasil?

Chegada ao Brasil, onde rapariga tem significado negativo

Segundo um colega de São Paulo nos contou há já alguns anos, a resposta vem do tempo dos navegadores portugueses e das suas frequentes viagens para o Brasil, que frequentemente demoravam mais de um mês (a de Pedro Álvares Cabral, por exemplo, demorou 44 dias). Tendo então passado mais de 30 dias sem boa comida e sem mulheres, é quase certo que após a sua chegada os navegadores sentissem vontade de colmatar as chamadas "necessidades do corpo"; comida seria fácil de encontrar, tanto em Lisboa como em terras do Brasil, mas como lidar com as necessidades sexuais?

Se em Lisboa existiam as mais diversas prostitutas na zona em que os navios atracavam (relembre-se o Terramoto de 1755, e a forma como então a zona de Alfama, quase ao pé do Tejo, foi quase poupada da destruição), no Brasil dificilmente uma busca pelas mesmas seria tão fácil. Então, é possível que os navegadores tenham inquirido repetidamente por "raparigas", i.e. elementos do sexo feminino apetecíveis para sexo, levando à instituição da ideia de que este vocábulo português era aplicável a jovens que, a troco de uma qualquer recompensa (monetária?), cumpriam o desejado propósito.

 

Mas será tudo isto verdade? Será esta a razão porque rapariga tem um significado negativo no Brasil? E, será que o nosso colega brasileiro tem razão no que nos disse? Não encontrámos qualquer prova real que o afirme ou desminta completamente, mas também é inegável que existem um conjunto de estereótipos associados ao Brasil, alguns mais verídicos que outros, que vêm dos tempos dos navegadores portugueses nesse país. Por isso, faz todo o sentido que este significado negativo da palavra rapariga também tenha surgido no mesmo contexto!

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!

5 comentários

  • Imagem de perfil

    mitologia.pt

    15.06.21

    É certamente possível que sim, mas o que nos interessa aqui é a utilização da própria palavra em território brasileiro. Se ela vem, originalmente e sem qualquer mínima dúvida, de Portugal, em que ainda hoje nada tem de negativo, a sua conotação negativa só pode ter nascido no Brasil. A grande dúvida será o porquê, já que é impossível compreender quem foi o primeiro a usar "rapariga" com um significado negativo no Brasil, e porquê. Infelizmente, Câmara Cascudo não parece dizer nada sobre este assunto, nem nenhum outro autor que tenhamos investigado.
  • Sem imagem de perfil

    Durão

    15.06.21

    Possivelmente ninguém sabe ao certo o motivo. Nem mesmo a Câmara Cascudo, daí não vos dizerem nada sobre o assunto. Talvez um dia se descubra o verdadeiro motivo :D
  • Imagem de perfil

    mitologia.pt

    16.06.21

    Alguém saberá porque tem "rapariga" um significado negativo no Brasil. Provavelmente já alguém estudou especificamente essa questão, mas, por agora, deixamos a questão em aberto. Se no futuro descobrirmos uma resposta mais concreta fica prometido que a deixaremos também por cá.
  • Sem imagem de perfil

    Durão

    16.06.21

    "Provavelmente" não é uma certeza. Existe também a possibilidade de que nunca ninguém tenha estudado tal coisa. It's a 50/50 thing.
    Mas sim, pode ser, que no futuro se descubra algo mais sobre este tópico :)
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.