Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mitologia em Português

02 de Abril, 2019

Qual a origem da palavra "Lusíadas"?

Quando ouvimos falar desta palavra todos nos recordamos da famosa obra de poesia épica composta por Luís de Vaz Camões. Mas, afinal de contas, qual é a verdadeira origem da palavra Lusíadas?

Origem da palavra lusíadas, ilustrada com uma esfera armilar

Na verdade, a palavra já antecede até o tempo de Camões. Foi André de Resende que, perto de finais do século XV, começou por utilizá-la, a mesma posteriormente reusada para título do famoso poema de Camões. Como esse primeiro nos explica numa das suas obras, "A Luso, unde Lusitania dicta est, Lusiadas adpellavimus". É, por isso, um apelativo, um nome comum que designa um elemento de uma classe ou categoria, que em última instância deriva de Luso, uma figura mitológica associada a Baco e um suposto fundador das terras da Lusitânia, a quem até é feita uma breve alusão no terceiro canto do poema que todos conhecemos, esses Lusíadas de que tanto ouvimos falar no contexto da literatura portuguesa.

 

Mas, como uma leitora posteriormente nos perguntou, quem foi esse tal Luso? Em teoria, ele seria uma figura de alguma forma relacionada com Baco, mas a sua (suposta) história não nos chegou atestada em nenhum mito da Antiguidade. Assim sendo, é muito mais provável que se trate não de um qualquer herói ou deus feito esquecer pelo peso dos tempos, mas de uma leitura incorrecta de um passo na História Natural de Plínio o Velho, em que Lusus foi lido como nome próprio, em vez de como referência a um jogo, ou jogos, rituais associados ao famoso deus do vinho e da vinha.

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.