Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mitologia em Português

05 de Março, 2020

Quem era o deus da morte na Mitologia Grega?

Na Mitologia Grega, como na dos Romanos, existiam deuses para tudo e mais alguma coisa. Zeus, por exemplo, era pai dos deuses mas também o responsável pelas trovoadas; Ares era deus da guerra; Artémis deusa da caça; e assim por diante. Porém, isto pode suscitar uma questão - quem era o deus da morte na Mitologia Grega, ou o deus grego da morte?

Hades, deus dos mortos mas NÃO o deus da morte

Bem... a resposta não é tão óbvia como poderia parecer, porque os Gregos tinham um deus dos mortos e um deus da morte, cada qual com a sua tarefa específica.

Hades era o deus dos mortos, por ser aquele a quem calhou o reino dos mortos para governar, como Zeus recebeu os céus e Poseidon os mares. Portanto, tudo o que existia depois desta vida era da sua competência, e ele é que administrava o submundo e tudo o que diz respeito a esse domínio.

Porém, o deus da morte na Mitologia Grega era Tânato, na medida em que essa figura - que era, deixe-se muito claro, subalterna de Hades - é que tirava a vida ás pessoas, sendo a principal encarregada de transportar os seus espíritos até ao estranho reino onde habitavam todos os mortos.

 

Ou seja, simplificando, Tânato era quem levava as pessoas para o reino dos mortos, que era administrado por Hades (e, mais tarde, pela sua nova rainha, Perséfone). O primeiro era o deus da morte, enquanto que o segundo era o deus dos mortos, não devendo as duas figuras serem confundidas - o deus da morte na Mitologia Grega era Tânato!

Gostas de mitos, lendas, literatura ou curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é gratuito e poderás aprender muitas coisas novas!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.