Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mitologia em Português

Mitologia em Português

17 de Fevereiro, 2016

O que significa "Quo Vadis", e qual a origem da expressão?

O que significa "Quo Vadis", e qual a origem da expressão? Se hoje muitos conhecerão o famoso filme com o título Quo Vadis?, é igualmente possível que sejam já poucos os que ainda conhecem uma curiosa história que, alegadamente, se terá passado na cidade de Roma há muitos, muitos séculos atrás. Ou talvez seja mais justo chamar-lhe uma lenda... esta é uma breve lenda que, para explicar o verdadeiro significado de Quo Vadis (expressão que, traduzida literalmente, significa apenas "onde vais?"), será aqui recordada:

O filme Quo Vadis

Segundo os Actos de Pedro, um texto apócrifo dos primeiros séculos da nossa era, São Pedro ia a escapar de Roma, a fugir de uma morte que tinha por quase certa, quando encontra um Jesus Cristo ressuscitado no seu caminho. Espantado com um tal milagre, o antigo pescador teve de lhe perguntar para ele ia, dizendo-lhe, obviamente que em Latim, Domine, quo vadis? Traduzindo-se para Português, "Senhor, onde vais tu?"

Jesus responde-lhe então que ia a Roma, para ser novamente crucificado para benefício de toda a humanidade. Pedro, triste, entendeu as palavras do seu mestre e arrependeu-se do seu acto de grande cobardia. Decidiu então voltar à cidade, onde depois acabará por ser crucificado de cabeça para baixo.

 

Nesse local lendário, nessa rua onde Pedro um dia perguntou Quo Vadis? a Jesus Cristo, viria a ser construída, séculos mais tarde, a pequena igreja Chiesa di Santa Maria delle Piante, mas isso já são histórias que ultrapassam o tema de hoje. A expressão Quo Vadis? tem um significado simples, mas nem por isso menos repleto de simbologia, como a lenda recordada acima facilmente nos permite compreender...

~~~~~~~
Gostas de mitos, lendas e literatura? Podes seguir-nos no Twitter, no Facebook (novo), ou receber as nossas novidades no teu e-mail de uma forma simples, rápida e gratuita!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.