Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



É com alguma nostalgia que anuncio o regresso deste espaço, e que muitos novos conteúdos foram adicionados retroactivamente. Importa, ainda assim, explicar o porquê.

 

Quando, há quase uma década, comecei este espaço, fi-lo com uma motivação muito particular, a de tentar levar a tanta gente quanto possível os mitos e literatura da Antiguidade. Fi-lo, durante quase todo esse tempo, sem qualquer tipo de apoio, bem pelo contrário. E se procurei, uma e outra vez, pessoas interessadas nestes conteúdos e que me quisessem ajudar nessa pesquisa, esse é um objectivo que falhei, como já cá contei uma vez; porém, essa também tem de ser uma falha que já pouco invalida.

 

Se este espaço existe, é para juntar em roda de uma virtual fogueira todos aqueles que gostam dos mitos da Antiguidade, ou que, mesmo que não gostem, procuram por eles. Se tiverem dúvidas, se procuram algo de muito específico, basta colocarem um comentário, ao qual eu responderei logo que me seja possível.

 

Contudo, este espaço não é, nem tem a presunção/desejo de alguma vez vir a ser, um espaço semelhante a uma aula universitária. Ao leitor comum, bem sei que pouco importam debates de seis horas sobre o sentido de uma dada palavra, ouvir que a identificação de um texto de Proclo no Codex Marcianus Graecus 45 está incorrecta, ou longas deambulações sobre o latino "otium cum dignitate". Se algum leitor me perguntar sobre essas coisas, obviamente que até poderei falar sobre elas, mas não é uma preocupação essencial deste espaço, nem um seu objectivo primário.

 

De igual modo, este espaço não pretende ser um local de mera publicidade, e se eu menciono por cá algum conteúdo externo, ou dado espaço, é por achar que os leitores poderão dele fazer um uso real, e não pelo facto de quaisquer responsáveis serem amigos meus, ou me terem pago almoços. Trata-se, nesse sentido, exclusivamente de uma tentativa de publicitar o que é bom, o que me parece útil, e somente isso.

 

É, então, nesses múltiplos sentidos que este espaço tem de continuar. Não pelo facto do meu nome ser X ou Y, não por eu ter sido aluno daqui ou de acolá, não por eu ter mais ou menos estudos, mas, e acima de tudo o resto, porque este pretende ser um espaço de todos aqueles que queiram vir a escutá-lo, ou que até desejem nele falar. É esse o convite que faço a todos os que o quiserem aceitar, e ao qual tentarei sempre responder enquanto o meu corpo e o meu tempo assim o permitirem.

Autoria e outros dados (tags, etc)


2 comentários

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 06.05.2018 às 21:53

A propósito da palavra Deamon, citada numa série de regras discritas por Paracelso muito interessantes e que nos dão tópicos de conduta civilizada, encontrei este site que muito me agradou. Não tenho um grau académico de relevo, mas gosto muito de aprender. Pela exposição do Autor em que nos faz cientes da sua desilusão pelo facto de nem todos os que o seguem estarem interessados na divulgação de cultura tentando obstruir de varias formas o seu desempenho, devo dizer que compreendo a sua desilusão mas gostaria de poder sempre que possivel, ter acesso ao conhecimento que abenegadamente nos expõe. Muito obrigada.
Eugenia
Imagem de perfil

De alguém a 10.05.2018 às 02:52

Cara Eugénia, obrigado pelas suas gentis palavras; não é mesmo necessário qualquer "grau académico" para seguir as nossas linhas, basta que as pessoas queiram ir aprendendo cada vez mais, algumas coisas mais interessantes para o público em geral do que outras, mas iremos continuando.
Por exemplo, Paracelso, aí está um autor que, apesar de não ser da Antiguidade ou da Idade Média (é, se não me engano, do século XVI), tem uma enorme importância na história do Misticismo e da Alquimia. Fica prometido que, mais cedo ou mais tarde, falaremos de pelo menos uma das obras dele por cá.

Comentar post



Espaço da autoria de Ovídio Silva (Doutorando em Clássicas), e de um anónimo interessado nestes temas.
Licença Creative Commons



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

  Pesquisar no Blog