Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mitologia em Português

07 de Dezembro, 2017

"Lana Caprina", origem e significado

Que a expressão lana caprina significa algo de pouca importância já muitos certamente saberão (o quê, ainda não sabiam? Então podem ver, por exemplo, este artigo), mas qual é mesmo a origem de toda essa curiosa expressão?

Lana caprina, origem e significado

Segundo Erasmo de Roterdão, a expressão lana caprina nasceu de uma disputa entre duas pessoas que, acerrimamente, discutiam se uma determinada cabra estava coberta de lã ou de pêlo - um tema de muito pouca importância, como facilmente nos podemos aperceber - e a situação poderá ter parecido tão absurda a todos os demais que acabou por gerar esta expressão e o seu uso, que ainda é comum nos nossos dias de hoje.

O autor, infelizmente, não nos diz que fontes literárias utilizou para obter essa sua informação, mas a expressão já era motivo de alusão numa das epístolas de Horácio, sendo provável que fosse bem mais conhecida entre os estratos mais baixos da população da altura, e depois o seu uso diário se tenha ido prolongando ao longo dos muitos séculos, até porque a expressão latina por detrás da nossa ainda se diz precisamente como no tempo dos Romanos - de lana caprina!

Gostas de mitos, lendas, literatura ou curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é gratuito e poderás aprender muitas coisas novas!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.