Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mitologia em Português

28 de Novembro, 2021

"Turma da Mónica - Lendas Brasileiras" de Maurício de Sousa

A Turma da Mónica - Lendas Brasileiras, da autoria de Maurício de Sousa, é um daqueles livros que é bom para os pequenotes nas terras do Brasil. Essencialmente, ele conta, de uma forma muito simples e com imagens bonitas para os mais pequenos, algumas das principais lendas do Brasil.

Turma da Mónica - Lendas Brasileiras

Infelizmente, esta Turma da Mónica - Lendas Brasileiras também tem um problema, que é o facto de adaptar significativamente os conteúdos das lendas originais. Por exemplo, sobre o Lobisomem, o autor diz que "quando uma família tem o oitavo filho homem, depois de sete filhas mulheres, o menino se transforma em lobisomem após completar 13 anos", que é ligeiramente diferente da versão original da história, em que esta maldição apenas afectava o sétimo filho de um conjunto de sete. Acrescenta, mais à frente, que "o lobisomem não morre nunca, não envelhece e nem fica doente", e que esta criatura "precisava visitar sete cemitérios antes do amanhecer. Se não fizesse isso, não conseguiria voltar à forma humana e permaneceria transformado em lobo para sempre.", que são elementos que não conseguimos encontrar em nenhuma fonte significativa de lendas brasileiras.

 

Sobre a Mula Sem Cabeça, o autor dá-nos uma informação curiosa - diz que esta criatura tem a cabeça "envolvida por uma tocha de fogo", ou seja, na verdade ela até tem cabeça, mas como está sempre envolta numa chama constante, não é possível ao infeliz atacado vê-la. Continua, informando que quem esconder as unhas e dentes não é atacado por este monstro, e que ele pode ser derrotado - regressando à sua forma original - se lhe tiraram os freios que tem na boca. De onde vêm estas informações? Também não as conseguimos encontrar em nenhuma fonte significativa de lendas brasileiras, sendo possível que venham de versões orais.

 

Curiosamente, sobre o Saci, o autor desta Turma da Mónica - Lendas Brasileiras diz que "para prender um, é preciso jogar dentro do redemoinho um rosário de mato bento ou uma peneira", que já é mais consistente com o que sabemos dessa figura. É provável que Maurício de Sousa tenha lido o famoso Resultado de um Inquérito de Monteiro Lobato.

 

Além destas lendas, a obra Turma da Mónica - Lendas Brasileiras, de Maurício de Sousa, conta também as do Boitatá, do Boto Rosa, do Curupira, da Iara, do Negrinho do Pastoreio, da Vitória-Régia, do Uirapuru, da Cabra Cabriola e da Cobra Honorato. Todas elas estão bem ilustradas, com um estilo muito semelhante ao da outrora-famosa Turma da Mónica, mas salvo o caso de algumas informações que não se sabe muito bem de onde vêm - como as que apontámos acima, em forma de exemplo - esta obra é, sem dúvida, interessante para os mais novos, especialmente em terras do Brasil.

Volume Individual destas Lendas Brasileiras

Porém, uma pequena nota final - estas histórias da Turma da Mónica - Lendas Brasileiras existem em formato individual (ver um exemplo acima), mas também num volume que as compila a todas. É esse que mostramos na primeira imagem, ali mais em cima, e é essa, naturalmente, a versão que consideramos mais interessante para os leitores, até por apresentar aquelas que parecem ser todas as histórias desta colecção!

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.