Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mitologia em Português

Mitologia em Português

18 de Abril, 2020

Um hino português que vos irá surpreender, e a origem de "Adeste Fideles"

Ontem vimos na televisão um conjunto de homenagens aos médicos e enfermeiros que tiveram lugar em diversos locais de Portugal. Como já é comum em eventos desta natureza, alguns dos presentes cantavam o hino nacional de Portugal, A Portuguesa, que tem pouco mais de um século. Obviamente que não foi sempre esse o hino representativo do nosso país - anterior a ele existiu o Hymno Patriotico da Nação Portugueza - mas a breve história de hoje é sobre um outro hino ligado ao nosso país, um muito mais inesperado.

 

Há algum tempo, enquanto líamos alguns hinos em Latim, deparámo-nos com um a que também era associado o nome "Portuguese Hymn". Poderão até desconhecer esse nome, mas certamente que conhecem esta sua música:

É um hino muito tocado na altura do Natal, este Adeste Fideles, mas de onde vem ele, e porque ficou conhecido com o curioso nome referido acima?

Muito sucintamente, a autoria desse famoso hino é disputada, mas um dos seus possíveis autores foi D. João IV, rei de Portugal no século XVII. Anos depois, diz a história que foi sendo ouvido em terras de Inglaterra, sempre em locais e eventos associados a Portugal, e então ficou conhecido entre a comunidade anglófona sob o nome do país em que eles acreditavam que tinha sido composto. Desconhecemos se foi verdadeiramente escrito por cá (e/ou por D. João IV), mas não deixa de ser curiosa, esta associação de um hino tão famoso ao nosso jardim à beira mar plantado...

 

[Para mais informação sobre a potencial autoria joanina deste hino pode e deve ser lida esta informação. Um agradecimento a "Sarin", que partilhou este documento nos comentários abaixo!]

~~~~~~~
Gostas de temas como este? Podes seguir-nos no Twitter, no Facebook (novo), ou receber as nossas novidades no teu e-mail de uma forma simples, rápida e gratuita!



Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.